Reunião com a Coordenação da ANVISA

No dia 19 de junho foi realizado na sede da Anvisa uma reunião para debater assuntos diversos sobre a ação da Anvisa no Estado. Dentre os assuntos, destaque para os atrasos nas análises e deferimentos das L.Is. que estão indo além de 20 dias, falta de critério para análise dos processos e diferentes interpretações variando de Fiscal para Fiscal e exigências equivocadas, lançadas pelo simples fato do Fiscal não abrir o arquivo PDF no VICOMEX.

Nos quatro meses do exercício, apenas no mês de abril, os prazos de análise e deferimento ficaram entre 03 e 8 dias; enquanto nos meses de fevereiro, março e maio, até a presente data, não ocorreu nenhuma análise e deferimento antes dos 18 dias, alguns casos de correção de L.I. são efetivados após agendamento e atendimento pessoal, principalmente para o Fiscal rever o equívoco cometido – Casos de grande demora como L.I. de remédios, da Secretaria de Saúde, onde a grande demora na liberação, o paciente internado no Hospital Evangélico de V.Velha veio a falecer. Com a SESA emitindo parecer que o remédio agora será para atendimento de outro paciente. Foram repassados a Sra. Juliana todos os casos com maiores demoras, alguns com mais de 25 dias.- Contudo, todos são unânimes na afirmação da boa vontade dos servidores.

Para justificar a morosidade do processo, o Coordenador Carlos Aristides frisou o problema ocorrido pelo ataque cibernético realizado por hakers em todos os sistemas públicos no país, ocorrido no final do mês de maio. Após os ataques, os sistemas utilizados para liberação não voltaram a operar da mesma forma, ao qual ficam oscilando o funcionamento durante todo o dia. Além desse ponto, outro agravante é a falta de profissionais para a realização das atividades aqui no Espírito Santo, haja vista que, boa parte dos profissionais da repartição aposentaram.


Diante dos fatos, o SINDAEES junto com SINDIEX irão elaborar uma correspondência assinada para a Diretoria em Brasília, a fim de pressionar o estado para corrigir os devidos problemas.

Estiveram presentes na reunião Pelo Welington de Jesus vice – presidente do Sindaees, Ronaldo Gama gerente executivo, os Despachantes Aduaneiros Sania Maria, Vitor Dória, Rafael Cavalieri e Leandro Nunes, Marcilio Rodrigues Machado Presidente do Sindiex, Felipe Bonella e Minelli Ferraro. A ANVISA foi representada pelo Coordenador Sr. Carlos Aristides e a Fiscal Sra. Juliana de M.Couto.