Parabéns profissional pelo seu Dia

O que se comemora nesse dia é a posição do despachante aduaneiro no cenário do comércio internacional, que é positiva em razão de sua intensa atuação e da importância do seu trabalho para a facilidade dos trâmites de circulação de mercadorias. Outro ponto que merece destaque é que os profissionais vêm ampliando seus conhecimentos técnicos com o objetivo de se adequarem às novas necessidades do comércio exterior moderno.

A nossa Classe é considerada pelas autoridades governamentais um interveniente fundamental nas operações de Comércio Exterior, uma vez que 92% do mercado importador e exportador utiliza os serviços do despachante aduaneiro. Este fato demonstra a grandeza da profissão no cenário econômico nacional e internacional. Em razão dessa importância, a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros baixou uma resolução, em 6 de maio de 2006, oficializando o dia 25 de abril como o Dia Nacional do Despachante Aduaneiro.

Nos últimos anos, a nossa Categoria obteve mais uma conquista ao ser incluída em subseção de capítulo do Regulamento Aduaneiro atual, o que não existia nos Regulamentos Aduaneiros anteriores, tornando-se mais valorizada perante a sociedade e os órgãos anuentes.
Ao mencionarmos esses profissionais, precisamos entender a grandeza de sua representatividade, voltada à simplificação dos desembaraços aduaneiros, ao cumprimento das normas legais, e, por consequência, a diminuição dos custos aos empresários do setor.

Hoje, o comércio exterior é muito dinâmico, o que exige constantes mudanças e atualizações de conhecimentos e posturas nas atividades desenvolvidas. Nossa luta pela simplificação e agilização dos trâmites continua, a fim de proporcionar aos despachantes aduaneiros as condições de exercer seus trabalhos de maneira ainda mais adequada.

 

O Dia Nacional do Despachante Aduaneiro deve ser lembrado como um marco na valorização de nossa Categoria perante a sociedade, e portanto comemorado com muito orgulho e alegria por todos nós

Fonte: Comex Blog