Conexão aérea para voos internacionais no ES vai ser ampliada com acordo de redução da alíquota do ICMS

Conexão aérea para voos internacionais no ES vai ser ampliada com acordo de redução da alíquota do ICMS

A ideia é impulsionar setores importantes da economia, como turismo e negócios, por exemplo, por meio de incentivos, com a redução de impostos

A conexão aérea para voos regionais, nacionais e internacionais, tanto de carga quanto de passageiros, vai ser ampliada no Espírito Santo. Isso porque, um acordo firmado entre a Associação Brasileira de Empresas Aéreas e o Governo do Estado, promete reduzir a alíquota de ICMS no querosene da aviação (QAV) para empresas que abrirem novas rotas de voos para o Estado.

A ideia é impulsionar setores importantes da economia, como turismo e negócios, por exemplo, por meio de incentivos, com a redução de impostos. Segundo o governador do Estado, Paulo Hartung, as empresas que abrirem novas rotas, terão o direito a redução ICM do combustível da taxa atual de 25% para 12% ou de até 7%.

“Nós aceitávamos uma redução de alíquota, mas queríamos uma contrapartida das operadoras. No caso, mais vôos para atender melhor os nossos passageiros e também aqueles que querem vir ao Estado, além de aumentar os voos também de cargas. A alíquota pode cair de 25% para 12% ou de 25% para 7%, dependendo dos atributos que as companhias atendem nesse protocolo que assinamos. Se por exemplo, a empresa cria um novo voo para o Nordeste e ao mesmo tempo cria mais um voo de carga daqui para Miami, que é a necessidade que temos , então reduz para essa companhia a alíquota que é aplicada para 7%”, explicou.

O Secretario Estadual de Turismo, Paulo Renato Fonseca Jr. destacou a importância do acordo para colocar o Espírito Santo em evidência em outros países. “O foco desse compromisso é a conectividade do Espírito Santo com o mundo. É a gente levar o Espírito Santo e trazer para o Espirito Santo o contato com o resto do mundo”, destacou.

Fonte: Redação Folha Vitória